Mapear os clientes de um PDV será sempre uma informação útil para estratégias de marketing, afinal de contas, o mapa nos dirá onde há grande concentração desses clientes e, por conseguinte, as áreas com pouca ou nenhuma concentração. Apesar disso, um mapeamento eficiente de fluxo de clientes deve levar em consideração outras informações relacionadas aos consumidores e clientes além da mera geolocalização, como a frequência das compras e outras opções de consumo (concorrência), por exemplo. A fonte dessas informações é, quase sempre, o próprio cadastro de clientes do PDV e pesquisas realizadas no próprio estabelecimento ou na sua área de influência primária.
O mapa nos permite fazer algumas observações:
- há grande concentração de clientes próximos ao PDV, todos com alta frequência de compras;
- nas ruas e avenidas mais distantes, os clientes apresentam média e baixa frequência de compras;
- apesar do grande número de clientes cadastrados/pesquisados, não foi localizado consumidor algum em ruas muito próximas ao PDV.
Dessas pequenas observações, é possível concluir que a localização do PDV parece ser fundamental para os clientes que moram ou trabalham na região. Isto é, o mapa de fluxo de clientes mostra uma grande concentração de clientes, que compram com frequência em nosso PDV. Dessa forma, se o objetivo de uma determinada ação de marketing for conquistar novos clientes, a área de influência primária não deve ser prioridade; se, no entanto, o objetivo for fidelizar, há uma área de ação bem definida pelos pontos verdes.
Desse pequeno estudo podemos ainda especificar uma área para investimentos em campanhas para conquistar novos clientes. Verificamos exatamente quais são as áreas onde, apesar de haver clientes cadastrados, seu fluxo é pequeno e com pouca frequência de compras. Uma ação de marketing direcionada para esse objetivo pode ser precedida de uma pesquisa na mesma região, para sabermos se o pequeno fluxo se deve à concorrência local, aos preços ou ao atendimento praticados pelo nosso PDV ou ainda para sabermos se o fator proximidade ainda é fundamental.
Estes são alguns poucos exemplos de algumas utilidades que o geomarketing e um mapeamento e pesquisa de fluxo de clientes pode esclarecer. Sempre verificamos junto aos nossos clientes suas dificuldades, necessidades ou objetivos, porque essa é a forma que julgamos mais eficaz de fazer com que um investimento em nossos estudos possa ser útil realmente.