Renda média mensal
Estudos realizados para descrever a renda média mensal de uma região utilizam dados oficiais relacionados à renda dos domicílios ou dos moradores responsáveis pelos domicílios. Podemos segmentar as informações de renda por faixa salarial ou por faixas específicas de rendimento, de acordo com pesquisas prévias de nossos clientes. A renda média mensal pode ter muitas aplicações, e por se tratar de um dado socioeconômico sua aplicação pode servir como indicativo do potencial de compra de uma região.
Como em muitos outros estudos de geomarketing, um mapa temático de renda média mensal oferece a oportunidade de se investir em áreas específicas. Investimentos com essa característica aumentam o potencial e as chances de consumo de um determinado produto, serviço ou propaganda. Em ações de marketing direto, por exemplo, para venda de um produto destinado a consumidores com rendas acima de R$ 7.000,00, a propaganda pode ser direcionada especificamente às áreas com maior concentração média dessa renda. Dessa forma, reduzimos os gastos com produção, logística e divulgação.
Verticalização
Algumas ações de divulgação, como mala diretas e distribuição de brindes, por exemplo, são direcionadas especificamente aos moradores de edifícios. Da mesma forma, mapas temáticos de verticalização podem apontar as áreas pouco verticalizadas, quando esse for nosso objetivo. Esse tipo de estudo pode e muitas vezes é complementado com estudos socioeconômicos e com cadastramentos realizados em campo, direcionados por um mapa de concentração vertical: o pesquisador vai direto às áreas mais interessantes e essenciais.
Densidade populacional
Área de influência
Em muitos casos nos deparamos com a necessidade de elaborar uma área de influência mínima – geralmente quando se trata de um PDV fixo, numa cadeia, franquia ou rede de lojas. Essa área de influência pode ser determinada por muitos fatores: porte do PDV, localização da concorrência direta, potencial de divulgação entre muitos outros fatores.