São Paulo, SP +55 11 95232-7305 contato@sigmc.com.br

Geoprocessamento

para varejo e atacado

Marketing

e geomarketing

Comunicação

e pesquisa de mercado

Identidade Visual

Home » Soluções » Marketing Digital » Identidade Visual

Uma empresa em crescimento não depende apenas do bom funcionamento de seus elementos financeiros e administrativos. Tão importante quanto estes elementos é a imagem que a empresa vende de si mesma. A forma como a empresa se apresenta nos meios de comunicação é o seu “cartão de visitas”. Antes da popularização da internet o consumidor precisava ir até a empresa/PDV para conhecê-la. Propagandas impressas ou outros meios de divulgação eram então as únicas formas de se apresentar uma empresa, produto ou serviço, sempre limitadas ao tempo de transmissão ou ao espaço de divulgação. Atualmente, a internet é o principal meio utilizado por consumidores para um primeiro contato com a empresa ou produto que buscam. Esse contato pela internet, diferentemente dos outros meios de divulgação mencionados, pode ser ilimitado, quando quem divulga tem seu próprio espaço na rede mundial. Esse espaço tem sido uma tendência, e continuará sendo.

O que é identidade visual?

Nesse mercado muito competitivo, ter uma identidade visual bem definida é indispensável, não apenas para se distinguir de outras empresas e competidores, mas porque muito provavelmente sua empresa será conhecida por novos clientes primeiramente através da internet. Pensando na dinâmica do mercado atual, uma empresa, assim como uma pessoa, precisa de uma identidade própria, algo que a defina e que a diferencie.

Nesse contexto, identidade visual é um conjunto de elementos e símbolos (visuais, na sua maior parte) escolhidos e desenvolvidos para representar uma empresa. Essa identidade precisa representar os valores, ideais e serviços que a empresa tem e apresentá-los aos seus clientes, de forma que esses conceitos fiquem associados à identidade visual da empresa. A identidade visual é composta pelo logotipo da empresa, pelas formas e desenhos escolhidos, pelos elementos tipográficos, pelas cores selecionadas e por materiais de papelaria promocionais, como cartões de visita, envelopes e flyers. Geralmente, esse conjunto de elementos tomam como base o logotipo da empresa, que deve ser o ponto inicial do trabalho dos designers.

Trabalho e responsabilidade

A criação de uma identidade visual não é um trabalho simples, como pode parecer às vezes. Independentemente da forma como a identidade será desenvolvida, temos de considerar que esse trabalho criará um padrão de comportamento gráfico da empresa. Isto é, todas as formas, cores, tipografias, todas as campanhas publicitárias serão baseadas nos conceitos transmitidos pela identidade criada, como no nosso exemplo abaixo:

Após o desenvolvimento do logotipo, escolhemos a paleta de cores que será utilizada para todo o material de comunicação visual da empresa. Em seguida, padronizamos esse material e remodelamos o website da empresa, conforme os conceitos da nossa nova identidade visual. Em alguns casos – como as empresas que lidam diretamente com o público, por exemplo – é sugerida uma adequação do espaço físico interior e exterior da empresa.

O sucesso de um empreendimento não depende apenas do trabalho realizado com seus elementos gráficos representativos, obviamente. No entanto, um empreendimento poderá ser representado através desses elementos, pelos seus conceitos, por anos. Essa é uma das responsabilidades intrínsecas ao trabalho com identidades visuais.

Baixe a apresentação da SIGMC e saiba o que mais nossa empresa tem a oferecer.

Download do PDF