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Segundo a doutrina econômica clássica, a concorrência – característica da economia de livre mercado – corresponde ao fator (ou a um dos fatores) responsáveis por criar a “situação ideal” de distribuição de bens e serviços entre empresas e consumidores; consequentemente, em teoria, o consumidor é favorecido pela livre concorrência, pois empresas competem entre si no mercado a fim de oferecer cada vez mais produtos de maior qualidade com preços cada vez mais atrativos como forma de crescer, profissionalmente.

Onde está a concorrência?

A evolução dos meios de comunicação, da propaganda e das técnicas de marketing afetaram diretamente os antigos conceitos de concorrência. Se antes a oferta e procura era determinada pela relação entre os produtos das empresas e seus consumidores, apenas, hoje a imagem que a empresa vende de si mesma e daquilo que oferece afeta diretamente seu poder de concorrência em relação a outras empresas, de forma que a qualidade e os custos daquilo que é vendido continuam a exercer enorme influência sobre os consumidores, mas não são mais os únicos fatores de influência.

Mesmo quando não aparente, toda ação de marketing tem como objetivo vencer a concorrência ao tentar diferenciar o que é vendido – através de preços, quantidades, qualidade, exclusividade, por exemplo – e ao expor a empresa, simplesmente, no mercado competitivo de hoje. No dinamismo do mercado atual os consumidores cada vez mais comparam preços, e informar ao público-alvo que sua empresa existe significa competir diretamente com outras empresas concorrentes.

As técnicas de geomarketing se mostram importantes no mapeamento da concorrência, por oferecerem instrumentos de análise para ações de marketing. Mesmo ações de marketing como propagandas na televisão ou transmissões em rádio levam em consideração a abrangência de suas divulgações, porque isso influencia diretamente no retorno do investimento ao aumentar as chances de retorno positivo personalizando o que é divulgado. Saber onde estão seus concorrentes é importante para garantir seu espaço no mercado, através de ações de marketing que atuam diretamente sobre eles. Da mesma forma, saber onde a concorrência é mais fraca pode nos indicar uma divulgação diferenciada, com o intuito de fidelizar ou conquistar novos clientes. Vamos considerar, como exemplo, a seguinte situação hipotética:

Há algumas formas de localização da concorrência: consulta a bancos de dados ou pesquisa em campo, por exemplo. As formas de georreferenciação – o estabelecimento das coordenadas geográficas num determinado sistema de referências – também são variadas. A SIGMC preza pela localização exata da concorrência, qualquer que seja o método aplicado. Esse tipo de mapeamento pode ser complementado com dados coletados em campo sobre a concorrência e/ou sua clientela, aumentando assim as conclusões que podemos tirar desses estudos. No exemplo acima o mapeamento da concorrência nos permite definir áreas prioritárias de atuação para combate à concorrência; nos permite também saber onde atuar com mais eficiência na conquista de novos clientes.

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