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Geomarketing é uma técnica de marketing que une a tecnologia de geolocalização, análise, síntese e interpretação de dados aos processos de tomada de decisões nas áreas de administração, gestão, vendas e marketing. Resumidamente, o geomarketing nos permite analisar dados geográficos de forma visual, algo que empresta à análise e síntese de informações uma nova dimensão; essa técnica tem como função principal servir de auxílio para entendermos, estruturarmos, planejarmos e efetivarmos estratégias de venda e propaganda específicas para cada contexto social e consumista. O geomarketing possui um número ilimitado de possibilidades de análise; dentre as mais comuns podemos citar alguns exemplos:

O mapeamento da renda média mensal da área de influência de um PDV tem a função de possibilitar uma primeira análise do potencial de consumo dessa região, levando em consideração um certo produto específico e a faixa de renda que se pretende atingir. Trata-se de delimitar as áreas mais prováveis de consumir esse produto. Assim, por exemplo, se um produto tem um grande apelo popular, seria sensato investir na sua divulgação em áreas que apresentam uma renda média mensal não muito elevada.

renda média mensal
Saber onde estão os concorrentes de um PDV pode ser essencial para se elaborar técnicas de venda e divulgação. Esse tipo de mapeamento possui algumas variações, sendo que a mais comum é a localização de concorrentes diretos. Essa informação nos permite focar ações de divulgação diretamente na área primária desses concorrentes, aumentando as chances do PDV de atrair novos consumidores. Obviamente, a eficiência de tais ações dependem também  das condições oferecidas pelo próprio PDV.
concorrência

Em muitas ocasiões, delimitar uma área de influência mínima/primária é o primeiro passo para se elaborar estratégias de venda mais complexas. A definição dessa área pode depender de muitos fatores; o mais comum é restringi-la a um certo número de domicílios ou moradores mais próximos ou que pertencem a uma determinada faixa de renda. Pode-se ainda determiná-la simplesmente pela distância que pretendemos atingir com uma ação de divulgação.

área de influência

O geomarketing possui inúmeras possibilidades, e muito depende da compreensão das necessidades do PDV, dos objetivos que este pretende alcançar. A informação é essencial para essa técnica de marketing. Consideramos com um diferencial da SIGMC o compartilhamento de informações públicas, sem custo para nossos clientes. Essa é a nossa base para elaboração dos estudos que desenvolvemos. O trabalho da SIGMC é obter, apresentar, sintetizar e analisar essas informações, jamais cobrar pelos dados. Para saber mais sobre outras possibilidades de estudos de geomarketing, ou sobre as opções que temos especificamente para a sua empresa, entre em contato conosco.

Veja algumas vantagens em se investir no geomarketing da SIGMC:

Trabalhamos com bases de dados públicas, não repassamos custos relacionados à obtenção de informações por empresas privadas; por isso, somos capazes de reduzir muito o custo de nossos estudos.

Na impossibilidade de usarmos dados públicos, ou ainda pela especificidade dos objetivos de nossos clientes, a SIGMC realiza a pesquisa em campo necessária e seu respectivo mapeamento.

Baixe a apresentação da SIGMC e saiba o que mais nossa empresa tem a oferecer.

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